O que é a tal Taxa SELIC?

O que é a taxa SELIC e por que ela importa para sua vida?


Antes de tudo, SELIC é uma sigla que significa: Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Basicamente, é uma taxa média que está relacionada aos títulos de dívida do governo. Porém, sua influência não se restringe só a isso, ela é também utilizada como referência para as operações entre os bancos, financiamentos e até mesmo no rendimento da poupança.
A principal função dessa taxa é determinar o rendimento dos títulos do Tesouro, ou seja, quanto será pago em retorno para as pessoas que desejam colocar seu dinheiro nesses títulos, ou seja, você “empresta” para o governo usar nos gastos próprios e ele te devolve o dinheiro com o rendimento da SELIC. 
Você provavelmente tem uma caderneta de poupança, não é? Então, a lei 12703 de 2012 coloca que a poupança deve render 6% ao ano, desde que a SELIC esteja valendo 8,5% ou mais. Quando for menor que esse valor, a poupança rende 70% da SELIC. Ou seja, se você tem dinheiro na poupança, o quanto ele vai render depende sempre do valor dessa taxa tão famosa.
Às vezes, você também tem alguma “aplicação” no banco que rende uma certa porcentagem de um tal de CDI. Esse valor é a taxa com a qual os bancos tem para operações entre eles, mas o CDI está sempre bem próximo do valor da SELIC, então se esta muda, aquela também muda. E suas aplicações também acabam rendendo mais ou menos :(.
Se você fez um financiamento ou empréstimo, o banco cobra juros. Porém se a SELIC, que é a “taxa básica de juros”, diminui; você pode conseguir renegociar algumas dessas dívidas e pagar menos em juros. Converse com seu gerente.
Agora se você quer financiar uma casa ou um carro também fique de olho na SELIC, os momentos que ela está bem baixinha são os melhores para isso.

Essa taxa tão falada tem uma influência muito grande nos rumos da economia do nosso país, esses aí são os mais importantes para a vida do dia a dia. Espero que tenha sido útil ;)

Comentários